O projeto de um auditório contempla desde os aspectos arquitetônicos que envolvem layout, isolamento e tratamento acústico, até o sistema de audiovisual.
Não podemos esquecer dos mobiliários, central de comando, poltronas, luminotécnica, elétrica e serviço de emergência.
São muitas variáveis que precisam ser consideradas, abaixo citamos alguns pontos que são fundamentais para um projeto de sucesso:
- Parceria Arquiteto e Integrador de Sistemas
O primeiro e, na minha opinião, o mais importante é a parceria e a empatia entre o arquiteto e o integrador dos sistemas. A troca de requisitos entre as partes é fundamental e facilita a identificação da melhor solução. A adequação entre as necessidades técnicas e arquitetônica são primordiais para o sucesso do projeto.
- Infra Estrutura
A infra-estrutura de um Auditório também deve ser projetada para atender a necessidade atual e expansões futuras. Devemos lembrar que conduites e caixinhas não custam caro.
- Acústica
Não podemos deixar de mencionar as questões de acústica do ambiente que, certamente, será determinante no que se refere até na viabilidade do projeto. Por exemplo: Alguns auditórios estão localizados em ambientes com ruídos externos muito intensos o que pode inviabilizar uma apresentação ou uma reunião, isso no que se refere a qualidade de áudio e na inteligibilidade (capacidade de compreensão / entendimento) do que está sendo dito.
- Áudio e Vídeo
Os equipamentos de um Auditório destinados a compor os sistemas de áudio (som) e vídeo ou seja Sistema Audiovisual, devem ser dimensionados para atender aos objetivos de utilização no auditório em questão, nem mais, nem menos! Isso inclui, Projetores, Telas, Matrizes, Seletores, Alto-falantes, Potencias, Mesas de Som, Cabine de comando, Automação, etc.
4.1 Sistema de áudio
O sistema de áudio deve ter a potencia ideal para atender satisfatoriamente todos os ocupantes de um auditório na intensidade desejada e com uma qualidade condizente ao objetivo do espaço.
4.2 Sistema de Vídeo
O principal elemento do sistema de vídeo de um auditório é o Projetor. Ele é o responsável por exibir as imagens na tela de projeção. Através dele podemos ver imagens projetadas em telas de 100, 150, 200 ou até 300″ polegadas, muitas vezes com tanta fidelidade que podemos até pensar que seria uma TV.
Para escolhermos o melhor projetor para um Auditório, precisamos sempre nos atentar às especificações do seu modelo, afim de atender as necessidades do Auditório, obtendo então a melhor imagem e aproveitamento de Tela de Projeção.
O fator mais procurado em um Projetor é a sua Luminosidade ou seja (Ansilumens), porém as especificações de um projetor, vai um pouco além disso. Também é importante se atentar ao Contraste, Resolução Nativa, Resolução Compatível, Aspect Ratio, Vida útil da Lampada, Formatos de Entrada. Cada uma delas é importante para obter o melhor uso do Projetor em seu dia dia.
Quando se trata de Ansilumens (Luminosidade), alguns projetores mais simples possuem em média 2.000 Ansilumnes, e outros profissionais podem chegar em até 30.000 Ansilumnes.
A quantidade de luz que entra no ambiente e a distância do projetor podem interferir drasticamente na qualidade de projeção de um Projetor, por isso estes fatores também devem ser levados em consideração em um Auditório.
Entre em contato conosco e faça uma avaliação sem compromisso.
DOMILUX
reandrade@domilux.com.br