Os eletrodutos acomodam os cabos pelas paredes, tetos e pisos de uma instalação e são parte importante da infraestrutura. Todos os componentes que suportam, fixam e protegem cabos e outros componentes que fazem parte desta infraestrutura como caixas, quadros, fixadores e etc.

Os-cuidados-que-se-deve-ter-na-instalação-de-eletrodutos
Constituem uma parte relativamente barata da instalação sendo os primeiros itens da instalação a serem executados e comumente os primeiros da lista de compras solicitada pelo integrador. Talvez por serem de preço relativamente baixo com relação a outros componentes de um sistema, sua importância é subestimada.

A NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) deixa bem claro que caso seja necessário, a utilização de conduítes, estes devem-se seguir os padrões normatizados nas NBR’s:

  • NBR 15465: Sistemas de eletrodutos plásticos para instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos de desempenho
  • NBR 16264: Cabeamento Estruturado Residencial
  • NBR 5597: Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca NPT — Requisitos
  • NBR 5598: Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca BSP — Requisitos

Lógicamente para dimensionar corretamente os eletrodutos é preciso que a solução já esteja definida juntamente com o consultor e integrador de sistemas.

A parceria entre Arquitetos, Designers de Interiores, Engenheiros e outros profissionais da área com Projetistas e Revendedores especializados é de fundamental importancia para o sucesso de um projeto.

Não podemos dimensionar um conduíte  se não soubermos quais e quantos cabos irão passar or ele.

Tabela de Dimensionamento de Eletrodutos
Tabela
Exemplo de utilização:
Vamos dimensionar um eletroduto que irá passar 4 cabos UTP CAT6 para alimentar 4 câmeras IP.

Sabemos que o cabo CAT 6 tem o diâmetro externo de 5,6 mm conforme foto abaixo:

cabo1
Pela tabela para passar quatro cabos CAT6 de 5,6 mm externos temos que utilizar um conduíte de 3/4″. Se adicionarmos mais um cabo teremos que utilizar o eletrodutos de 1″. Pela norma devemos ocupar no máximo 40% da tubulação em instalações novas.

Clique aqui e baixe a tabela em PDF.

Com a solução já definida e infraestrutura projetada corretamente, evitaremos retrabalhos, atrasos de obra e consequentemente desperdício de dinheiro, além de deixar uma infra preparada para uma manutenção eficiente e também futuras expansões.
Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas.