É fato que os consumidores ainda estão atualizando seus sistemas com a tecnologia 4k, enquanto que as mídias disponíveis ainda não estão em sua totalidade nesta plataforma.
No entanto casa dia mais estamos ouvindo falar no 8k, que já está incorporando os modernos sistemas de vídeo desde 2019 anunciados por gigantes da indústria especializada, como Sony, LG, Samsung entre outros.
Num primeiro momento entende-se que o sistema em 8k é 2 vezes melhor que o 4k. Porém a relação não é bem essa. Um equipamento capaz de reproduzir imagens em 8K, tem em sua tela 2 vezes mais Pixels (micro pontos de luz colorida), tanto na horizontal quanto na vertical, portanto o sistema é 4 vezes melhor que seu antecessor com algo em torno de 33 milhões de pixels de resultado final, surpreendente não é mesmo?
Especialistas dizem que um equipamento com estas características não pode ser pequeno, visto que este efeito de nitidez, contraste e desempenho dificilmente será pode ser percebido com telas inferiores a 65 polegadas. Portanto em seu projeto é necessário levar em conta uma boa tela, e também espaço entre o equipamento e o espectador.
No Brasil, ainda são bem raras as mídias em 8k, mas em contrapartida, para que seus equipamentos 8k adquiridos não fiquem subutilizados, já dispomos de equipamentos que lêem a mídia original em 4k e são capazes de elevar em escala a um resultado muito próximo de exibição ao 8k nativo, os chamados UP SCALING.
Como exemplo de equipamentos que tem esta capacidade, temos alguns receivers da consagrada marca DENON, e projetores HI End, como os da CINEVERSUM.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta tecnologia, que tal aproveitar este universo de possibilidades??
Tenha um ótimo entretenimento e até a próxima!
Abraço.
Rossano Nicola – Supervisor de Vendas
rossano@chiave.com.br