Nem sempre para melhorar nosso sistema de áudio precisamos gastar dinheiro além do que já gastamos para a montagem inicial do sistema. Não seremos hipócritas em afirmar que upgrades de equipamentos não são bem vindos, porém diante da crise atual e da cruel realidade financeira do mercado de dispositivos de áudio, onde para conseguirmos uma evolução do sistema a uma progressão aritimética os preços dos equipamentos sobem em progressão geométrica.
Costumo dizer que a audiofilia não é somente o ato de gostar de ouvir uma musica na sua plenitude, como realmente ela foi gravada, como se estivesse ouvindo ao vivo, é também o ato de fazer pequenos ajustes que melhoram sensivelmente a resposta do seu sistema e o melhor de tudo isso sem gastar quase nada e em alguns casos sem gastar nada.
Se você ainda está longe de conseguir comprar aquele par de caixas novo, teste algumas dessas sugestões e pode se surpreender com o que já tem.
1. Posicionamento de caixas de som
Posicionar as caixas próximas a qualquer parede irá reforçar a reprodução dos graves. É tentador fazer isso, mas, na maioria dos modelos, esse método também prejudica a agilidade e precisão do grave. A maioria das caixas foi desenvolvida para ficar com pelo menos 30 cm de espaço de uma parede traseira e o mínimo de mais ou menos 1 metro de paredes laterais. Apontar as caixas para dentro no sentido da posição de quem vai escutar vai ajudar na definição do áudio estéreo.
Não são somente as caixas que se beneficiam de um posicionamento cuidadoso. Todo o sistema deve ser colocado relativamente longe das caixas (o quanto o ambiente permitir) para restringir quaisquer vibrações que possam interferir no som.
2. Otimize a fonte de energia
Energia elétrica de qualidade e livre de pequenos surtos e harmonicos é fundamental tanto para a preservação do equipamento como para a melhoria da qualidade do sistema. A maneira mais prática é a utilização de condicionadores de energia. É importante que todos os componentes estejam conectados no mesmo dispositivo de proteção criando o famoso e”feito bolha”, isso melhora o aterramento do sistema e também ajuda na qualidade do som.
Você pode ir além e deixar uma alimentação dedicada de um disjuntor. Isso irá sobrepor quaisquer outros equipamentos que estiverem conectados que provocam ruídos no sinal – desde sua TV à geladeira. Essa medida não vale a pena para home theaters e sistemas de áudio mais simples, como LGs e Samsungs, mas à medida que vai melhorando a qualidade do sistema de som, mais vale a pena o esforço.
3. Remova as telas
As telas das caixas são ótimas para deixar poeira e animais longe dos alto-falantes, mas elas atrapalham um pouco. Na maior parte do tempo, os engenheiros ajustam as caixas sem as telas, portanto usá-las coloca uma barreira entre você e o som que está sendo emitido. Por conta disso, essas telas são feitas para serem o mais finas e discretas possível, mas se você retirá-las cada vez que for usar as caixas, não precisa abrir mão da proteção nem do desempenho.
4. Aprimore o cabeamento
A diferença de desempenho entre certos cabos é bem clara. Isso não quer dizer, necessariamente, que você precisa gastar mais com eles – há opções acessíveis e de boa qualidade. A melhora, claro, vai depender da capacidade do resto do seu sistema de som.
5. Amaciamento das caixas de som
Muita gente não sabe mas quando compramos uma caixa de som nova ela ainda não é capaz de mostrar todo o seu desempenho. Uma caixa de som para tocar na sua plenitute necessita de 50 a 100 horas de reprodução para que ocorra seu amaciamento. É quase a mesma coisa que um carro novo, lembre-se de que nesse periodo de amaciamento não é recomendado a utilização do sistema em altos volumes.
6. Calibração do sistema
Quando um sistema de áudio é montado, devemos prestar atenção a um detalhe que, em alguns casos, é negligenciado pelos instaladores: a calibragem. Neste processo, preparamos o receiver ou processador para trabalhar junto com o sistema de caixas, obtendo os melhores resultados. Ajuste de fase, crossover, tamanho das caixas, posicionamento de subwoofer, etc… Devido a quantidade de variáveis iremos fazer um post especifíco para abordar esse tema posteriormente.
7. Leve o seu sistema para uma revisão
Um revendedor pode ajudar a aprimorar o sistema, desde uma inspeção rápida para garantir que está tudo funcionando como deveria, remover segmentos de cabos de audio oxidados, trocar peças e a sugerir upgrades específicos para o seu sistema de som.
O produto que funciona bem para uma pessoa pode não ser a melhor opção para outra, e como os revendedores têm conhecimento dos produtos que vendem melhor do que qualquer um, você pode ser direcionado para algo que atenda seus requisitos sem ter que perder tempo lendo dezenas de resenhas e testando cada produto você mesmo.